Óscares 2012 - Vencedores














Decorreu esta madrugada no Hollywood and Highland Center (antes denominado Kodak Theatre) a 84ª cerimónia de entrega dos Óscares, os prémios mais apetecidos do mundo do cinema.

Sem grandes surpresas e numa noite que se viu calma e divertida, Hugo e The Artist foram os grandes vencedores da noite com cinco estatuetas cada, tendo Hugo vencido nas categorias técnicas e The Artist nas categorias principais. Destaque pela positiva para Jean Dujardin, que tornou-se no primeiro francês a vencer um Óscar da academia na categoria de Melhor Actor, pelo seu papel no filme mudo The Artist. E destaque pela negativa para Woody Allen, que não esteve presente para receber o Óscar de Melhor Argumento Original por Midnight in Paris.

Como grandes derrotados na noite, tivemos os filmes Moneyball de Bennett Miller e War Horse de Steven Spielberg, pois apesar de ambos terem seis nomeações não conseguiram levar nenhuma estatueta para casa.

Um dos momentos altos da noite, foi o espectáculo com que o Cirque du Soleil nos presenciou a todos, abrilhantando a cerimónia. Houve também durante a cerimónia algumas homenagens, das quais se destacam os Óscares Honorários a Oprah Winfrey, James Earl Jones e o caracterizador Dick Smith.

Um dos momentos mais marcantes e irreverentes da noite, aconteceu ainda antes da cerimónia, quando Sacha Baron Cohen apareceu na passadeira vermelha vestido com as roupas da sua nova personagem General Aladeen no filme The Dictator, e ao ser entrevistado por Ryan Seacrest, despejou em cima deste um pote de cinzas, as quais segundo o "General" seriam as cinzas de Kim Jong II. Sacha foi prontamente retirado do local por seguranças, tendo mesmo sido privado de participar na cerimónia.

Uma palavra para o anfitrião da noite, o actor Billy Crystal, que ao cumprir a sua 9ª participação, conduziu a cerimónia de forma exemplar, tendo sido desde logo o grande animador da noite. Poderei dizer que depois da sua magnifica prestação, que já ninguém se lembra da triste figura que James Franco e Anne Hathaway fizeram o ano transacto. Se dependesse de nós, era já assinado um contrato vitalício com Billy Crystal.

Uma nota ainda para as nossas previsões, onde obtivemos um sucesso de 79%, acertando em 19 das 24 categorias. 



Fiquem com a lista de todos os vencedores da noite:


Melhor Filme
The Artist

Melhor Realizador
Michael Hazanavicius "The Artist"

Melhor Argumento Original
Midnight in Paris

Melhor Argumento Adaptado
The Descendants

Melhor Actor
Jean Dujardin "The Artist"

Melhor Actriz
Meryl Streep "The Iron Lady"

Melhor Actor Secundário
Christopher Plummer "Beginners"

Melhor Actriz Secundária
Octavia Spencer "The Help"

Melhor Filme de Animação
Rango

Melhor Documentário
Undefeated

Melhor Filme Estrangeiro
A Separation (Irão)

Melhor Montagem
The Girl with the Dragon Tattoo

Melhor Fotografia
Hugo

Melhor Direcção Artística
Hugo

Melhor Som
Hugo

Melhor Mistura de Som
Hugo

Melhor Guarda-Roupa
The Artist

Melhor Banda Sonora Original
Ludovic Bource "The Artist"

Melhores Efeitos Visuais
Hugo

Melhor Maquilhagem
The Iron Lady

Melhor Canção Original
Man or Muppet "The Muppets"

Melhor Curta-metragem Documental
Saving Face

Melhor Curta-metragem de Animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Melhor Curta-metragem
The Shore



Total de Óscares por filme:


 Hugo - 5
Rango - 1
       Undefeated - 1       

Comentários