Jeremy Irons elogia Portugal



O actor Jeremy Irons, que se encontra em Lisboa a rodar o filme Night Train to Lisbon, elogiou ontem a qualidade da gastronomia nacional, a "magia" do fado e a beleza das paisagens de Portugal. Durante um jantar a bordo do navio Creoula, e na presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, o actor referiu-se a Lisboa como um "sítio único" na Europa, onde se combinam as colinas, as pequenas ruas, o património preservado e uma luminosidade característica.

Nos dias que já leva de filmagens em Portugal, o elenco do filme teve oportunidade de assistir a uma noite de Fado que deixou Jeremy Irons surpreendido com este estilo musical genuinamente português, sobretudo pelas vozes da nova geração: "Foram três quartos de hora absolutamente mágicos, inacreditáveis". Além disso, o actor demonstrou a sua paixão pela gastronomia nacional: "O peixe que se come aqui é simplesmente fantástico! Viveria cá só por causa do peixe!". E ficou surpreendido quando soube que muitos restaurantes internacionais de referência, inclusive em Nova Iorque, só usam peixe pescado em Portugal. 

Acompanhado de outros protagonistas do filme, os actores Bruno Ganz e Charlotte Rampling, Irons referiu-se ainda à beleza das praias da Costa Alentejana, um dos cenários onde o filme decorre. 


O romance de Pascal Mercier Night Train to Lisbon é o argumento do filme do realizador dinamarquês Bille August, cujas gravações decorrem em Lisboa até 15 de maio e que contam com o apoio do Turismo de Portugal.


Fonte: Destak

Comentários