Apresentação MOTELx 2012



Dario Argento é o convidado de honra da 6ª edição do MOTELx, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O maior nome do terror europeu ainda em actividade tem quarto reservado no MOTELx. A retrospectiva dedicada ao realizador italiano insere-se na secção Culto dos Mestres Vivos, de onde se destaca a trilogia As Três Mães (Suspiria, Inferno e Mother of Tears), que faz a ponte entre os seus clássicos do início dos 80 e os trabalhos mais recentes. Esta secção incluirá mais filmes do mestre a anunciar brevemente.

A organização do festival anunciou entre outras coisas os nomeados para o prémio MOTELx 2012. São eles Aconteceu no Interior (2012) de Ricardo Machado, Até Quando (2012) de Jorge Cramez, Bruxa de Arroios (2012) de Manuel Pureza, The Headless Nun (2012)  de Nuno Sá Pessoa, Leito de Maldição (2011) de Paulo Teixeira Rebelo, Mutter (2011)  de Tony Costa e Rafael Martins, O Princípio do Fim (2012)  de Joel Rodrigues e André Agostinho, O Reino (2012)  de Paulo Castilho, Silêncio (????) (2012) de Hélio Valentim, e Ricardo Ferreira e Tormenta (2012)  de Francisco Carvalho.

O júri da edição deste ano é composto pelos músicos e cineastas Filipe Melo e Paulo Furtado (Legendary Tigerman) e por um convidado internacional a anunciar brevemente.

Além do prémio de três mil euros, a partir desta edição, a curta vencedora recebe o Méliès d'Argent, ficando seleccionado para o Méliès d'Or Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF).

A organização do MOTELx divulgará brevemente a programação completa da 6ª edição do festival, onde se esperam mais novidades e surpresas.

Comentários