Apresentação Lisbon & Estoril Film Festival 2013



Chega já no próximo mês de Novembro a 7ªedição de um dos festivais de cinema mais importantes do nosso País. Foi na passada terça-feira que foi apresentada esta nova edição do Lisbon & Estoril Film Festival, numa conferencia de imprensa concorrida e que teve lugar no Centro Cultural de Belém. Como no ano anterior, o director do Certame Paulo Branco, apresentou as linhas gerais desta edição, tendo sido novamente acompanhado pelas presenças do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

A secção competitiva do LEFFEST deste ano, conta com 12 filmes, e foi pela primeira vez alargada a filmes provenientes de todo o mundo. Segundo palavras de Paulo Branco, "a abertura a novos candidatos internacionais é a forma dar trazer ao festival uma componente mundial, e só assim conseguimos dar o verdadeiro panorama do que se faz no cinema".

Na Selecção Oficial – Fora de Competição deste ano, está talvez o cartaz mais forte e abrangente de sempre, pois para exaltação do director do festival foram conseguidos todos os filmes vencedores dos prémios mais importantes dos diferentes festivais de cinema europeus. No certame poderão ser vistos: La vie d'Adèle (Palma de Ouro - Cannes 2013), Sacro GRA (Leão de Ouro - Veneza 2013), Child’s Pose (Urso de Ouro - Berlim 2013), Història de la meva mort (Leopardo de Ouro - Festival de Locarno 2013), Pelo Malo (Concha de Ouro - San Sebàstian 2013) e Fruitvale Station (Grande Prémio do Júri - Sundance 2013).

Mais uma vez estarão presentes no certame um leque variado de personalidades, ligadas não só ao cinema mas bem como noutras áreas, como a música, escrita, pintura, entre outras. Nesta edição destacam-se as presenças dos cineastas, James Gray, Arnaud Desplechin e Abdellatif Kechiche; dos actores, Gérard Depardieu e Paul Giamatti; do escritor Paul Auster; do pianista, Piotr Anderszewski, entre muitos outros.

A meu ver esta edição tem tudo para ser uma das melhores e mais concorridas até ao momento, pois trás até nós um programa bastante ambicioso e abrangente, talvez o mais ambicioso até ao momento. A partir do dia 08 de Novembro as minhas idas ao Centro de Congressos do Estoril serão uma constante, espero vê-los por lá!!

O Lisbon & Estoril Film Festival 2013 decorre de 08 a 18 de Novembro, e é novamente repartido entre a cidade de Lisboa, Estoril e Cascais. 

Comentários